domingo, 18 de janeiro de 2009

   Inicio aqui uma nova pasta que vai mostrar o meu verdadeiro perfil: de ser humano, de Portuguêz e em quantidade industrial. No entanto tanta abundância não passa de uma (quase) insignificante amostra.
   Não sei se por vaidade, se por exagerada auto-estima, a minha família tem milhares de fotografias arquivadas, imagens essas que contam a história das suas vidas, e retratam as épocas que atravessaram e viveram. Esta amostra vai mostrar três gerações a conviverem lado a lado ao mesmo tempo.
   Creio que muito material representado nos albuns da família podia ser de interesse público para a freguesia. Pessoalmente digitalizei o que me interessou, mas estão lá centenas de fotografias, algumas com quase cem anos.
   Vou começar esta nova rúbrica com imagens antes do meu nascimento.
   Felizmente o meu avô paterno era um comerciante de sucesso, e o meio burguêz em que vivia proporcionaram esta possibilidade: a de poder agora aceder a esses conteúdos. Creio que tinha amigos também com máquinas fotográficas, diversificando-se desse modo o formato e o estilo dos temas focados.
   O meu avô materno era trolha e a família analfabeta. Ninguém via uma letra do tamanho de um boi. No entanto a minha mãe safava-se bem com as amigas e tem igualmente muito material de à sessenta ou oitenta anos anos. Uma desbunda óptica digna de Reis.
   E agora que já falei (provávelmente até de mais) vamos lá dar uma vista de olhos a essas imagens.   

Sem comentários: